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Como pedir o auxílio-doença pela internet sem ir ao médico do INSS

Atualizado: 18 de out. de 2023

Saiba como pedir o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pela internet sem precisar ir ao médico do INSS. Veja quais documentos enviar e como aumentar as suas chances de conseguir o benefício.


O auxílio-doença é um benefício por incapacidade temporária que o INSS paga para quem fica doente e não pode trabalhar por um tempo. Mas você sabia que agora você pode pedir esse benefício pela internet, sem sair de casa?

Isso mesmo, você não precisa mais ir até uma agência do INSS e enfrentar filas para marcar uma consulta com o médico perito. Você pode fazer tudo pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135, enviando os documentos que comprovem a sua doença e a sua incapacidade.


Mas atenção: isso não significa que o seu benefício será concedido automaticamente. O INSS vai analisar os seus documentos pelo sistema AtestMed e pode te convocar para uma perícia presencial se achar necessário.


Então, se você quer saber como pedir o auxílio-doença pela internet e quais documentos enviar, continue lendo este artigo e confira as nossas dicas.

 

Quem pode pedir o auxílio-doença pela internet?

Qualquer pessoa que contribui para o INSS e que esteja temporariamente incapaz de trabalhar por causa de uma doença pode pedir o auxílio-doença pela internet.

Isso vale tanto para quem já recebeu o benefício antes quanto para quem nunca recebeu.


Mas é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • Ter um atestado médico válido, emitido nos últimos 90 dias;

  • Ter cumprido a carência mínima de 12 meses de contribuição, exceto em casos de acidente de trabalho ou doenças graves;

  • Estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias.


Quais documentos enviar para pedir o auxílio-doença pela internet?


Para pedir o auxílio-doença pela internet, você precisa enviar alguns documentos que mostrem quem você é, qual é a sua doença e por quanto tempo você não pode trabalhar. Esses documentos são:

  • Seus dados e documentos pessoais, como RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS/PASEP;

  • Um atestado médico que indique a data de início da doença ou do afastamento, a data provável de retorno ao trabalho e o código da Classificação Internacional de Doenças (CID);

  • Exames médicos que comprovem a sua doença, como laudos, receitas, relatórios, etc;

  • O nome completo, o número do CRM e a assinatura do médico que te atendeu.

Você pode enviar esses documentos pelo site meu.inss.gov.br, usando o sistema AtestMed. É só fazer o login com o seu CPF e senha, clicar em “Agendar Perícia”, escolher a opção “Perícia Inicial” e depois “Anexar Atestado”.


Depois, você deve preencher um formulário com os seus dados pessoais e profissionais, anexar os documentos solicitados e confirmar o envio. O INSS vai analisar os seus documentos em até 30 dias e te informar se você tem direito ao benefício ou não.


Como saber se o meu benefício foi concedido ou não?


Para saber se o seu benefício foi concedido ou não, você pode consultar o site meu.inss.gov.br ou ligar para o 135. Você também pode receber um SMS ou um e-mail do INSS com a resposta.


Se o seu benefício for concedido, você vai saber qual é o valor, a data de início e a data de fim do pagamento. Você também vai poder consultar o seu extrato pelo site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo Meu INSS.


Se o seu benefício for negado, você vai saber qual foi o motivo da negativa e quais são as suas opções para recorrer da decisão. Você pode pedir uma reconsideração administrativa ou entrar com uma ação judicial contra o INSS.


E se eu for chamado para uma perícia presencial?


Se o INSS achar que os seus documentos não são suficientes para comprovar a sua situação, ele vai te avisar e você terá que marcar uma perícia presencial com um médico perito do INSS em até 30 dias.


Para isso, você deve entrar no site meu.inss.gov.br ou ligar para o 135 e escolher a opção “Agendar Perícia”. Você vai poder escolher a agência do INSS mais próxima da sua casa e o melhor horário para você.


No dia da perícia, você deve levar os mesmos documentos que você enviou pela internet, mais o comprovante de agendamento da perícia. O médico perito vai examinar você e verificar se você realmente está doente e incapaz de trabalhar.


Depois da perícia, você pode consultar o resultado pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135. Se o seu benefício for concedido, você vai receber o pagamento retroativo desde a data do pedido pela internet. Se o seu benefício for negado, você pode recorrer da decisão.


Por quanto tempo eu posso receber o auxílio-doença pela internet?


O auxílio-doença pela internet tem a duração máxima de 180 dias. Se você precisar de mais tempo, você deve fazer um novo pedido pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135, enviando um novo atestado médico.


Mas cuidado: se você errar alguma informação ou enviar documentos inválidos, o INSS pode negar o seu benefício. Nesse caso, você vai ficar sem receber e ter que esperar mais 30 dias para tentar de novo.


Por isso, é importante contar com a orientação de um advogado especialista em INSS de sua confiança. Ele vai analisar os seus documentos e fazer o requerimento adequado para você. Assim, você aumenta as suas chances de conseguir o benefício.


Conclusão


Pedir o auxílio-doença pela internet é uma forma prática e rápida de solicitar o seu benefício sem sair de casa. Mas é preciso estar atento aos requisitos e aos documentos necessários para comprovar a sua doença e a sua incapacidade.


Além disso, é preciso estar preparado para uma possível perícia presencial, caso o INSS não aceite os seus documentos pela internet. E se o seu benefício for negado, você pode recorrer da decisão com a ajuda de um advogado especialista em INSS.


Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como pedir o auxílio-doença pela internet sem ir ao médico do INSS. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou dúvida.


Até a próxima!



Fonte: Atestmed, INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. Disponível no Site:[INSS - Instituto Nacional do Seguro Social](https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/atestmed).Acesso em: 17 out. 2023.



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